Semmer Contabilidade


Avaliação de bens para seguro, conheça os benefícios!

  • 17/06/2021


     

    Avaliação de bens para seguro, conheça os benefícios!

    Os seguros dos mais diversos (diversas modalidades) tornaram-se um “mal necessário” em nossas vidas, na realidade o melhor é não utilizá-los, mas caso necessário devemos estar amparados!

    De forma geral o segmento de seguros se expandiu fortemente em todo o mundo e em nosso país não foi diferente, seguros dos mais diversos fazem parte do nossos dia a dia, muitos sequer imaginamos a existência, entre eles podemos citar:

    • Vida em grupo
    • Automobilístico
    • Residencial
    • Patrimonial
    • Lucro cessante
    • Crédito
    • Entre outros
    • A vistoria previa e o Controle Patrimonial

    É sabido que para uma seguradora assumir a responsabilidade de um patrimônio para segura-lo é natural que seja realizado uma vistoria previa, essa vistoria tem por finalidade a verificação do estado de forma geral como estão as estruturas onde se encontram os bens (nesse exemplo estamos simulando uma indústria / empresa).

    Estrutura anti-incendio, rotas de fuga, risco de incêndio, áreas limítrofes, risco de danos, desmoronamento, vendaval, entre outros riscos.

    Uma vez validado essa vistoria, em alguns casos as seguradoras tem por praxe realizar o pedido de algumas melhorias a serem implementadas visando minimizar os riscos.

    Vamos segurar números contábeis ou valor de mercado?

    Uma vez aprovado o andamento do seguro, qual será a base que sua empresa vai utilizar para realizar o seguro da empresa?

    • Utilizar a base contábil (geralmente contempla muitos bens totalmente depreciados, com valor residual igual a zero); com certeza com essa base o valor do seguro tende a cair, entretanto, em caso de sinistro o prêmio pago pela seguradora também será bem menor.
    • Utilizar laudos específicos de avaliação para seguro (essa é a forma correta e segura para contemplar os bens segurados).

    De forma geral é de extrema importância ter todos os bens de forma detalhadamente relacionados, com descrição de características, além de fotos e seus respectivos valores e estado de conservação, para caso ocorra um sinistro a empresa esteja segura do patrimônio protegido, evitando com isso impasses judiciais junto as seguradoras.

    Laudos de Avaliação como documento comprobatório

    Ao definir o valor do patrimônio a ser segurado e fundamental que a empresa disponha de um laudo de avaliação para seguro, esse laudo deve ser produzido por especialistas, ou seja, atender normas técnicas geralmente aceitas além também de atender a legislação contábil.

    De posse desse laudo, que deverá contemplar todos os bens que fazem parte do patrimônio da empresa, cada qual devidamente identificado com suas características fotos e valores, de posse desse material a empresa pode optar por segurar toda a base ou parte da mesma, para isso deverá segregar parte dos bens para ser tratado ou excluído da apólice, ou caso opte deixar que todos sejam devidamente segurados.

     

    Fonte: AXS Consultoria Empresarial


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo