Semmer Contabilidade


Empregos informais e retomada dos serviços fazem indicador de desocupação recuar no país

  • 30/11/2021


     

    Empregos informais e retomada dos serviços fazem indicador de desocupação recuar no país

    O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu em seus recentes estudos que a redução do desemprego no país durante 2021 foi puxada pelo crescimento dos empregos informais e pela retomada do setor de serviços.

    O instituto, vinculado ao Ministério da Economia, determinou uma diminuição de 1% do índice de desocupação, que em março deste ano marcava 14,7% e em junho já caiu para 13,7%.

    A pesquisa utilizou como base os principais levantamentos sobre mercado de trabalho no país, sendo atualmente a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do IBGE, e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e da Previdência.

    Ainda segundo o Ipea,  embora novos empregos estejam sendo gerados, os ganhos dos trabalhadores apresentaram queda de 2,2%,  fato atribuído aos impactos que a pandemia segue causando.

    Apesar de parecem otimistas, os dados devem ser olhados com atenção e preocupação, de acordo com os pesquisadores do estudo, pois a desocupação continua alta e a informalidade segue crescendo.

    A informalidade não traz benefícios e vantagens ao profissional, que acaba não recolhendo tributos e perde garantias trabalhistas e previdenciárias a curto e longo prazo.

    Fonte: Portal Contábeis


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo